Vida & Saúde

Apreendida 4,7 toneladas de carne irregular no Litoral

Em uma semana atuando na Operação Verão Legal RS 2009, os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) apreenderam 4,7 toneladas de carne sem procedência comprovada no litoral gaúcho. As principais irregularidades foram verificadas em estabelecimentos comerciais de Santo Antônio da Patrulha, Caará, Morrinhos do Sul e Pelotas. No litoral Sul, foram recolhidas 2,85 toneladas de carne irregular; no litoral Norte, 1,88 tonelada.

Até agora, os principais problemas encontrados pelos fiscais da Secretaria da Agricultura foram no varejo. “Conseguimos interceptar produtos que estavam prontos para ser vendidos aos consumidores”, afirma o médico veterinário Rodrigo Nestor Etges, do Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito do Departamento de Produção Animal (DPA) da Seappa. Segundo ele, a preocupação é que as irregularidades estão mais próximas das pessoas.

No ano passado, por exemplo, foram lacrados 13 abatedouros nos primeiros 15 dias de fiscalização. Agora, apenas um abatedouro clandestino foi fechado na primeira semana de trabalho. “Notamos uma migração das irregularidades do atacado, ou seja, dos abatedouros clandestinos, direto para os açougues, muito próximo da mesa dos veranistas”, observa.

Barreiras
A ação que envolve 100 técnicos da Secretaria da Agricultura no litoral realizou 29 barreiras, vistoriando 475 veículos. Foram verificadas 31 infrações, que geraram 14 apreensões de carne, embutidos, pescado, queijo e leite. A fiscalização intensiva ocorre em possíveis pontos de abates clandestinos e no trânsito de produtos de origem animal, com equipes volantes compostas por médicos veterinários, técnicos agrícolas e técnicos administrativos, sempre com o apoio da Brigada Militar. “A fiscalização segue durante todo o veraneio para proteger os consumidores”, avisa Etges.

Denúncias
A recomendação aos 60 técnicos situados no Litoral Norte e aos 40 no Litoral Sul é priorizar as denúncias da população. O contato direto com as equipes volantes pode ser feito por telefone. Para falar com a sede do DPA, em Porto Alegre, os números são (51) 3288.7825 ou (51) 3288.7800. No Litoral Norte, os fones são (51) 3628.1285 ou (51) 8445.6882. No Litoral Sul, os contatos devem ser com a Supervisão Regional do DPA de Rio Grande, pelo (53) 3232.3131.

Comentários

Comentários