Vida & Saúde

Apreensões de carnes e alimentos no Litoral dobram em relação ao veraneio passado

O balanço de 15 dias do trabalho de fiscalização dos técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) na Operação Verão Legal RS 2009 revela um aumento na presença de produtos de origem animal inadequados ao consumo no Litoral.

Entre os dias 15 e 30 de dezembro, o volume de produtos irregulares apreendidos em barreiras volantes soma 13,25 toneladas – mais do que o dobro do total do ano passado, quando foram recolhidas 6 toneladas no veraneio.

A apreensão de carne sem procedência comprovada em estabelecimentos comerciais e em abatedouros clandestinos já alcança 7,5 toneladas. No Litoral Sul foram recolhidas 3,2 toneladas de carne irregular; no Litoral Norte, 4,3 toneladas.

“A maior interceptação de produtos sem condições de consumo preocupa os nossos fiscais, porque aponta uma presença maior de irregularidades no Litoral”, afirma o veterinário Rodrigo Nestor Etges, do Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito do Departamento de Produção Animal (DPA) da Seappa. 

No ano passado, 13 abatedouros clandestinos foram lacrados. Neste ano, a varredura identificou sete abatedouros clandestinos, que foram imediatamente fechados.

Multas
Técnicos da Seappa no litoral revelam o acréscimo do trânsito ilegal de animais. Já foram aplicadas multas de R$ 6,5 mil a produtores que deslocavam animais sem Guia de Trânsito Animal e a proprietários que não comprovaram a vacinação contra a febre aftosa ou não possuíam a declaração do seu rebanho. No ano passado, essas infrações não foram flagradas pela fiscalização.

A fiscalização no Litoral envolve 100 técnicos da Agricultura. Em 15 dias, foram 62 barreiras e 1.235 veículos vistoriados, sendo verificadas 63 infrações, que geraram 50 apreensões e inutilizações de carne, embutidos, pescado, queijo e leite. A ação ocorre em possíveis pontos de abates clandestinos e no trânsito de produtos de origem animal, com equipes volantes compostas por médicos veterinários, técnicos agrícolas e técnicos administrativos, sempre com apoio da Brigada Militar.

Denúncias
O contato direto com as equipes volantes pode ser feito por telefone. Para falar com a sede do DPA, em Porto Alegre, os números são (51) 3288-7825 ou (51) 3288-7800. No Litoral Norte, os telefones são (51) 3628-1285 ou (51) 8445-6882. No Litoral Sul, os contatos devem ser com a Supervisão Regional do DPA de Rio Grande, pelo (53) 3232-3131 ou (51) 8445-6701.

Comentários

Comentários