Vida & Saúde

Apresentada proposta que valoriza doadores de sangue em Santo Antônio

O vereador Adelino Stecanela (Dem) apresentou nesta segunda-feira, indicação ao prefeito municipal com o objetivo de facilitar a busca por doadores de sangue e ao mesmo tempo valorizar estas pessoas que salvam, anonimamente, centenas de vidas.

Pela proposta de Adelino, seria criado, através da Secretaria Municipal de Saúde, um banco de dados, com a lista de nomes, endereços e telefone dos doadores de sangue do município. De acordo com o vereador, a medida agilizaria o processo de recolhimento de sangue, pelo Instituto Hospitalar Santo Antônio em situações de emergências. “Hoje uma pessoa que necessita de transfusão, precisa buscar, por conta própria doadores. Com o banco ficaria mais fácil encontrar doador, evitando possíveis complicações à saúde do paciente”, advertiu Stecanela, lembrando que muitos patrulhenses estão cadastrados junto Hemocentro de Porto Alegre, no entanto, está lista não é repassada ao município.

Na mesma indicação, o vereador propõe a priorização dos doadores pela rede municipal de saúde, principalmente no agendamento de consultas e atendimentos médicos. “É uma forma justa de reconhecimento a essas pessoas especiais que anonimamente praticam tão nobre ato de solidariedade e altruísmo, e sem as quais muitos pacientes não poderiam continuar a viver. Cabe lembrar que todos nós somos potenciais usuários de sangue, como, por exemplo, em acidentes ou doenças inesperadas”, afirmou.

A indicação, caso acatada pelo Executivo, salienta Stecanela, serviria como estímulo e como uma forma de conscientizar as pessoas para a importância da doação de sangue. “Acredito que assim estaremos sensibilizando a população para aumentar o número de doadores regulares”, argumentou Adelino.

A apresentação da proposta aconteceu numa época estrategicamente escolhida pelo vereador. Além prestar uma homenagem na semana comemorativa ao Doador de Sangue, de 19 a 25 de novembro, Adelino ressalta que com a chegada das férias e dos feriados prolongados nas festas de final de ano, há um aumento considerável de acidentes domésticos e de trânsito, o que exige uma maior oferta de bolsas de sangue para o Instituto Hospitalar atender adequadamente os pacientes.

Comentários

Comentários