Apresentado estudo técnico da reabertura do Porto de Palmares
O trabalho apresentou um estudo abordando vários aspectos fundamentais: acesso hidroviário ao porto pelo rio palmares, pontos que precisam de intervenção para garantir a navegabilidade e escoamento da produção, características do rio palmares, localização do porto, potencial de cargas da região, características de movimentação hidroviária, etapas para navegabilidade da hidrovia, cálculo estimado de dragagem , e as instalações portuárias.
Para dar continuidade ao Projeto, a SPH fará uma previsão de custo para a elaboração e execução do Projeto de Reabertura do Porto de Palmares. Este levantamento dos investimentos é necessário para que seja incluído na previsão orçamentária de 2010, e deverá ser apresentada nas próximas semanas, ao deputado Alceu Moreira e ao Prefeito de Palmares do Sul.
“A reabertura do Porto de Palmares irá revitalizar a economia da região. A produção de grãos, além do arroz e outras culturas, será beneficiada no seu transporte, o custo será muito menor do que o transporte utilizado hoje. Imagine o que vai melhorar a vidas das pessoas, a geração de emprego que vai ocorrer”, comemorou o parlamentar.
Resultados Preliminares: Produção da Região que pode ser escoada pelo Porto de Palmares do Sul
Produção de arroz irrigado: 783 mil toneladas
População de bovinos, ovinos e bubalinos: 348 mil cabeças
Produção de breu / terebentina: 5,9 toneladas
Madeiras – Flosul: 300 containers/ano
Exportação de máquinas e equipamentos: Masal. Argos e Impa de Santo Antonio da Patrulha
Exportação de arroz parboilizado – COOPERJA: 10 mil toneladas/ano
Exportação de Calçados: DAIBI
Fertilizantes, corretivos e defensivos utilizados na agricultura: 250 toneladas