Vida & Saúde

Aprovado por unanimidade projeto contra o câncer de mama no RS

Foi aprovado o projeto de lei que cria Comitês Municipais de Tolerância Zero para a Mortalidade por Câncer de Mama no Rio Grande do Sul (PL 266 /2007), proposto pelo deputado Paulo Borges. A votação a favor da proposição foi unanimidade entre os deputados no plenário da Assembléia Legislativa.
 
Com a implantação dos comitês, o Estado será pioneiro no combate efetivo ao câncer de mama. Segundo índices apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), na última segunda-feira(26), o Rio Grande do Sul estará entre os Estados com o maior número absoluto de casos de câncer previstos para 2008, além de ter a terceira maior taxa de incidência de câncer de mama, 4.880 casos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Dados mais recentes (2005), também apontam o óbito por câncer de mama de 950 gaúchas por ano.
 
” O nosso objetivo foi alcançado. Aprovamos uma lei fundamental ao implemento de políticas públicas efetivas na ação contra a doença. Agora é trabalhar para baixar os índices e erradicar o câncer de mama entre as mulheres gaúchas”, salienta Paulo Borges.

Comentários

Comentários