Área de baixa pressão reforçará instabilidades nas próximas horas no RS - Litoralmania ®
Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Geral

Área de baixa pressão reforçará instabilidades nas próximas horas no RS

Uma área de baixa pressão vai reforçar a instabilidade no Sul do Brasil nesta quarta-feira com risco de chuva isoladamente forte a intensa e possibilidade de temporais isolados em que pode ocorrer vento forte e granizo de variado tamanho.

Vero Internet

A interação da baixa pressão com ar quente e úmido favorecerá nuvens carregadas, capazes de gerar chuva forte e tempestades muitos localizadas. A instabilidade deve afetar os três estados do Sul, mas tende a ser mais forte no Rio Grande do Sul, onde todas as regiões devem ter chuva no decorrer do dia.

Em algumas cidades, chove já desde o começo do dia. Em outros, a instabilidade vai se dar mais da tarde para a noite, permitindo um maior aquecimento antes da chuva. No geral, a chuva atinge maior número de localidades gaúchas da tarde para a noite.

Portela Serviços Funerários

O sol aparece com nuvens na maioria das cidades gaúchas nesta quarta-feira, embora os períodos de maior nebulosidade.

Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis traz ar mais quente e o dia será abafado. Pancadas de chuva ocorrem ainda de manhã em alguns pontos, mas a instabilidade será maior na segunda metade do dia, quando deve chover em todas as regiões do estado.

Massagem
Área de baixa pressão reforçará instabilidades nas próximas horas no RS

Com a atmosfera aquecida e o tempo abafado, nuvens carregadas devem se formar na segunda metade do dia com chuva localmente forte a intensa com raios e um alto risco de temporais isolados de vento e granizo, de variado tamanho.

Diante deste cenário, o risco não é de que ocorram cheias de rios e enchentes em diferentes bacias, mas sim de alagamentos ou inundações repentinas por acumulados excessivos isolados, como se viu durante a terça no município catarinense de Rio das Antas.

O Noroeste gaúcho, o Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina são as regiões de maior risco de chuva localmente volumosa a excessiva em curto período, com possibilidade em alguns pontos de acumulados em poucas horas perto ou acima de 100 mm em setores isolados de algumas cidades, mas não se pode afastar em outras áreas, de acordo com a MetSul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Xis do Jô

Comentários

Comentários