Arroio do Sal lidera ranking de educação básica na região
Arroio do Sal é a cidade do litoral norte, com melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi criado para orientar as políticas públicas de melhoria da qualidade das escolas da rede pública de todo o país. A cidade alcançou média 5,0, se destacando por estar próxima às obtidas em países ricos.
O indicador, que teve a primeira divulgação nessa quinta-feira (26), une o desempenho dos alunos na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados pelo ministério, e as taxas de aprovação. Uma das finalidades do Ideb é mostrar se as medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado dia 24, estão surtindo efeito.
Apesar de estar entre os estados com melhores médias, à rede pública de ensino do Rio Grande do Sul ainda não alcançou a nota cinco, assim como nenhuma outra unidade da federação. No ensino médio, o Rio Grande do Sul ficou empatado com Santa Catarina e Minas Gerais, com média 3,5. No ranking do Ideb para as 5ª a 8ª séries, o Estado ficou em terceira colocação, com nota 3,6, enquanto Santa Catarina teve nota 4,1. O índice aponta que, hoje, no país, o ensino tem média 3,8. A previsão é que até 2022 a nota chegue a 6, equivalente à média dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), como a Alemanha e a Noruega.
No estado as cidades que mais se destacaram foram: Humaitá (5,9), Nova Ramada (5,7) e Cândido Godói (5,7).
Confira as notas das cidades do litoral norte, no ensino fundamental, 1° fase.
Arroio do Sal – 5,0
Balneário Pinhal – 3,6
Capão da Canoa – 3,4
Capivari do Sul – 3,4
Imbé – 4,2
Osório – 4,1
Palmares do Sul – 4,2
Santo Antônio da Patrulha – 3,9
Torres – 4,4
Tramandaí – 4,2
Xangri-Lá – 4,0