Artesãs querem produzir peças diferenciadas em Capão da Canoa

Palha de bananeira, casca de arroz, conchas, escamas de peixes. Em princípio, são somente produtos da natureza, mas, por meio do artesanato, podem se transformar em artigos característicos de uma…

Palha de bananeira, casca de arroz, conchas, escamas de peixes. Em princípio, são somente produtos da natureza, mas, por meio do artesanato, podem se transformar em artigos característicos de uma região, preservando sua identidade cultural e gerando renda. Esse é o conceito que cerca de 20 artesãs desenvolverão em uma oficina de artesanato que vai até sexta-feira (11), na Escola Estadual Riachuelo, em Capão da Canoa.

As artesãs fazem parte do Núcleo de Artesanato do Programa Empreender em Capão da Canoa, ação desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Capão da Canoa. A iniciativa estimula a geração de emprego e renda, o associativismo e o aprimoramento gerencial por meio da realização de cursos, palestras, oficinas, missões empresariais e treinamentos de grupos de trabalho por setor.

Para a gestora do Empreender no município, Andréia Diel, além de reunir o grupo e proporcionar a visualização de todo o trabalho dos artesãos locais, a oficina também é uma forma de identificar aspectos da região que podem ser aplicados no artesanato, além de compartilhar novas técnicas para o aprimoramento do trabalho. “O turista busca peças originais e diferenciadas. Com a oficina, as artesãs poderão identificar essa demanda e aumentar as vendas”, afirma.

A oficina de artesanato será ministrada pelo consultor do Sebrae/RS, Carlos Schnorr (que desenvolverá palestras sobre gestão, formação de preço e capacidade de produção), e pela consultora Elvira Carneiro (que irá apresentar técnicas gerais de artesanato, cultura do município, embalagens e exposição dos produtos para a venda). Elvira destaca que, para a realização de uma dinâmica do grupo, foi solicitado que cada artesã leve um produto pronto para a venda, que será analisado seguindo critérios de qualidade e exigência do mercado. “Com essa avaliação, queremos que elas se tornem mais críticas quanto aos seus produtos e que possam, cada vez mais, aprimorar o trabalho realizado”, explica.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

O Núcleo de Artesanato do Empreender em Capão da Canoa iniciou suas atividades de capacitação em outubro do ano passado, a partir do interesse dos próprios artesãos. O grupo conta com auxílio da Prefeitura Municipal por meio do Projeto de Turismo da cidade.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas