Assembléia aprova proibição de telefone celular em salas de aula

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou na tarde de ontem (18), com 30 votos favoráveis, projeto que proíbe o uso de telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Rio Grande…

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou na tarde de ontem (18), com 30 votos favoráveis, projeto que proíbe o uso de telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Sul durante os horários de aula. Para o autor da proposição, deputado Giovani Cherini (PDT), “o uso do celular no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos, e é um hábito muito comum. Pretendemos com a proibição, incentivar o raciocínio, evitar a cola e manter a concentração dos alunos”, encerra Cherini.

Diversas manifestações favoráveis ao projeto vindas de diretores e professores de escola chegaram ao deputado, solicitando a aprovação da matéria, devido às dificuldades encontradas para encarar o problema do uso do telefone pelos alunos.

Inspirado em iniciativa aprovada na Assembléia Legislativa do estado de São Paulo e já sancionada pelo governador daquele estado, o projeto depende agora de sanção e regulamentação do Poder Executivo gaúcho. No Rio Grande do Sul, algumas escolas particulares já proíbem o uso do celular. O autor do projeto argumenta que é comum entre os alunos o uso do aparelho celular para o envio de mensagens e para jogar, já que a maioria dos modelos traz a opção de jogos em suas configurações.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Tramitou na tarde de hoje um projeto substitutivo ao texto aprovado, mas que foi rejeitado pelo plenário. Conforme acerto entre os deputados Giovani Cherini e Paulo Odone (PPS), a nova proposição estendia a proibição para outros locais, como teatros e cinemas.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas