Assembleia da Amlinorte trata da Operação Verão 2017
Na última sexta-feira, dia 19 de agosto de 2016, a Associação dos Municípios do Litoral Norte, Amlinorte, recebeu representantes do Governo do Estado do RS para tratar sobre a Operação Verão 2017. Participaram da assembleia geral integrantes do Gabinete do Vice-Governador, da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado.
No encontro, o presidente da Amlinorte, Silvio Miguel Fofonka, destacou a importância de trabalhar em parceria, a fim de atender as necessidades da população, que triplica no Litoral durante o período de veraneio. A chefe de gabinete do Vice-Governador do RS, Rosangela Negrini, participou do encontro e disse que o objetivo esse ano é iniciar os trabalhos de preparação do verão com antecedência, para viabilizar uma operação bem sucedida. “Em julho demos início aos trabalhos, visando uma construção em conjunto com a associação e os municípios, num trabalho em parceria e com metas”, destacou. Segundo ela, a abertura da Operação Verão no Litoral Norte será no dia 19 de dezembro de 2016.
O representante da secretaria de Comunicação Social do governo, Tiago Dimer, informou que a exemplo do ano passado, os municípios de Capão da Canoa, Tramandaí, Cidreira e Torres deverão contar com material informativo na orla sobre todos os serviços à população disponíveis durante o verão. A reunião contou com a presença do Tenente Coronel Maia, do Comando do Corpo de Bombeiros do RS, que salientou a necessidade dos municípios investirem na manutenção das guaritas dos salva vidas. “A qualidade das guaritas está diretamente relacionada aos serviços prestados pelos salva vidas”, alertou. Segundo ele, a equipe está preparada para executar todo serviço de prevenção, o que exige conforto e visibilidade adequada para atender ao veranista.
A chefe de gabinete da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA, Lilian Zenker, também esclareceu que a Fepam deverá dar toda orientação sobre a balneabilidade e qualidade da água, orientando a população sobre os locais próprios ou não para banho. De acordo com Lilian, as placas indicativas deverão ser colocadas próximo as guaritas dos salva vidas, propiciando maior visibilidade.
Sobre a redução de efetivo da Policia Militar na alta temporada, a chefe de gabinete do vice-governador, Rosangela Negrini, informou que poderá sim acontecer, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Segundo ela, no último verão houve uma diminuição do efetivo na ordem de 30% no policiamento, porém não houve perda na qualidade dos serviços. Sobre o efetivo de guarda vidas, o tenente coronel Maia, informou que dependerá do recrutamento de pessoal para atingir o mesmo número do verão passado.
Rose Scherer