Assembléia dá início à campanha de preservação da Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí
Apesar do mau tempo, dezenas de pessoas foram às ruas de Caraá e São Leopoldo no sábado (14) participar da campanha Jogue Limpo, promovida pela Assembléia Legislativa para conscientizar a sociedade sobre o impacto do acúmulo de resíduos no meio ambiente e poluição das bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.
De acordo com o presidente do Parlamento, deputado Alceu Moreira (PMDB), esta iniciativa é questão de Estado e precisa ter início, meio e fim para garantir a qualidade de vida das futuras gerações. “Este é um tema que não pode ser abordado somente em comissões e audiências públicas e que o resultado seja um relatório, com análise e sugestões, engavetado. Queremos o relatório nas mãos das crianças, nas escolas e de todos os cidadãos”, afirmou.
Durante toda a manhã, Moreira entregou aos motoristas das duas cidades um kit educativo com sacola de lixo, adesivo e uma revista, intitulada “Projeto Comitezinho”, contendo informações sobre as bacias hidrográficas e como prevenir desastres como o ocorrido em outubro de 2006, quando 80 toneladas de peixes apareceram mortos na bacia dos Sinos. O acidente foi considerado como a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul. “Cada criança que folhear a revista estará integrando a família, colegas e vizinhos neste processo, gerando assim a consciência coletiva sobre os cuidados com a natureza”, observou.
Em Caraá, o presidente coletou e bebeu a água potável do rio para demonstrar que ainda é possível preservar a qualidade da Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos. O rio nasce nos morros de Caraá e desemboca em Canoas, banhando importantes cidades do Estado.
Responsabilidade ambiental
O Projeto Jogue Limpo é a continuidade dos trabalhos das comissões especiais sobre as Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí, presidida por Alceu Moreira, e do Consórcio Pró-Sinos, presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT).
Para Zülke, esses dois órgãos técnicos foram decisivos para ampliar o processo de conscientização e articular o tratamento dos resíduos sólidos com os municípios do Vale do Sinos que receberão aproximadamente R$ 1 milhão, do Fundo Nacional do Meio Ambiente, para formar educadores ambientais. “Este ainda é um processo em curso, pois depois de tantos anos de descaso e abandono ainda levaremos muito tempo para conseguir uma condição ideal para nossos rios. Mas as prefeituras estão demonstrando disposição para transformá-lo em programas e ações concretas de recuperação, especialmente dos arroios, que são os principais poluidores do rio “, ressaltou o parlamentar.
Próximas ações
No próximo sábado, a Assembléia Legislativa levará o Projeto Jogue Limpo às cidades de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí. Também está programado para a próxima semana um passeio dos deputados e presidentes dos comitês de bacias do Rio Grande do Sul no Barco Martim Pescador. O convite foi feito pelo presidente do Instituto, Henrique da Costa Prieto, que acompanhou a ação do Parlamento em Caraá e São Leopoldo.
O barco, segundo Prieto, “é uma verdadeira sala de aula flutuante que propicia, através do turismo pedagógico, mesclar a experiência escolar com a realidade, proporcionando a inclusão cultural e social de jovens, ampliando as possibilidades de usufruirem de uma pedagogia que oportunize este encontro do aluno com a realidade”.