Assinada ordem de início para a construção da Estação de Tratamento de Esgotos de Imbé - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Assinada ordem de início para a construção da Estação de Tratamento de Esgotos de Imbé

ATT00085Foi assinada em cerimônia no Gabinete do prefeito na tarde desta sexta-feira (19) a ordem de início para a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Imbé. Diversas autoridades participaram, entre elas o prefeito Pierre Emerim e o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser.

A obra será realizada no Bairro Nova Nordeste e terá o custo de R$ 9.044.039,77 e integra um investimento global de cerca de R$ 30 milhões que a Companhia já está realizando no município, para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). A ETE deve estar concluída no prazo de dois anos.

Presser destacou que o ato da assinatura é um dos momentos mais importantes da implantação do SES, pois esgoto tratado é sinônimo de cuidados com o meio ambiente e saúde pública. “A Estação de Tratamento de Imbé completa um conjunto de unidades do Litoral Norte, atingindo uma parcela significativa da população da região”, disse o diretor presidente da Corsan.

Pierre ressaltou que Imbé será uma outra cidade após a conclusão das obras do sistema de esgoto, destacando ainda a parceria entre o Município e a Corsan. “Este é o maior investimento público da história da cidade e que vai garantir um grande salto no desenvolvimento de Imbé e também melhorando a questão ambiental, evitando ligações clandestinas na rede de esgoto”, concluiu o prefeito.

A ETE não trará inconvenientes para a comunidade, como mau cheiro, em função do processo de tratamento utilizado, pois será cercada por uma cortina vegetal composta, sempre que possível, por no mínimo três estratos vegetais, ou seja, linhas de árvores com diferentes alturas de forma crescente, de fora para dentro da Estação.

Na Estação será feita a filtragem e a queima de todo o gás gerado no processo de tratamento dos efluentes. O índice de esgoto tratado saltará para 30% na cidade, beneficiando mais de 5,4 mil pessoas. A obra do sistema de esgoto conta ainda com redes, ramais, elevatórias com suas linhas de recalque, interceptores e ligações prediais.

Comentários

Comentários