Assinado o contrato da primeira etapa da Avenida do Litoral
Nesta segunda-feira (29) ocorreu no município de Osório a assinatura do contrato entre a Metroplan e a empresa Engeplus para execução do projeto de engenharia da Avenida do Litoral, referente aos trechos de Osório, Capão da Canoa e Terra de Areia. O ato de assinatura foi realizado no Escritório Regional da Aglomeração Urbana do Litoral Norte da Metroplan, com a presença do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Vilmar Furini, o diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes, o diretor de Gestão Territorial, Luiz Carlos Flores, o diretor da Engeplus Engenharia e Consultoria, Jairo Faermamn Barth e demais autoridades.
Nesta primeira etapa será realizado o projeto de engenharia contemplando os municípios de Osório, Capão da Canoa e Terra de Areia, numa extensão de 25,9 quilômetros. O custo deste projeto é de R$ 389.994,00. Até o final do ano a Metroplan deverá licitar os demais trechos da Avenida do Litoral que soma um total de 145 quilômetros.
No ato de assinatura o secretário Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Vilmar Furini, declarou que “esta obra, não depende da vontade política de apenas um governo, pois é uma obra de vários anos, mas estamos no caminho certo, planejar, produzir os projetos de engenharia e buscarmos recursos para sua viabilidade”.
Presente também ao ato o deputado estadual Alceu Moreira, ex-secretário de Habitação, falou a respeito da importância do trecho no qual o projeto está inserido “a lógica de iniciarmos com o projeto entre Osório, Terra de Areia e Capão da Canoa é que as três praias têm ligação direta com a BR 101, e com isso usamos um convênio já estabelecido com o DNIT, como contra-partida do Estado”.
O projeto da Avenida do Litoral partiu de uma proposta preliminar da Metroplan e debatido com as prefeituras, a Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE e comunidades envolvidas. O projeto busca resgatar as funções da antiga RS 786 (interpraias), propiciando maior mobilidade e acessibilidade para o desenvolvimento da região e beneficiando 11 municípios do Litoral Norte: Palmares do Sul, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Osório, Xangri-lá, Capão da Canoa, Terra de Areia, Arroio do Sal e Torres.