Associação dos Surfistas de Torres inaugura sua sede
Ao completar 25 anos, a Associação dos Surfistas de Torres (AST) conquistou a sua sede, localizada junto ao calçadão da Avenida Beira-mar, próxima aos quiosques. Ela foi inaugurada na quarta-feira (26/11) dentro das comemorações de aniversário da entidade, que foi fundada oficialmente em 26 de novembro de 1983. A sede foi cedida pela Prefeitura por quatro anos. Participaram da solenidade de inauguração os ex-presidentes da entidade, muitos surfistas, empresários apoiadores e os secretários de Turismo, Roniel Lummertz, e de Finanças, João Oriques. O espaço da sede da AST é um memorial em homenagem ao surfista Zeca Scheffer, que foi presidente da entidade de 1992 a 1998 e faleceu em 2006 em um acidente de carro. Os pais do surfista estiveram presentes na inauguração.
Após a inauguração ocorreu um jantar no restaurante Panela Mágica, com homenagens aos ex-presidentes e aos atletas campeões de 2008. A AST começou suas atividades em 1978, na fundação da Federação Gaúcha de Surf (FGSurf), mas só foi registrada em 1983. Ela é uma das associações de surf mais antigas e respeitadas do Estado. Segundo o ex-presidente César Krüger, a AST é a única associação de surfistas do Estado a ter um palanque para eventos e agora também é a única a ter uma sede oficial.
A AST já apoiou e realizou eventos de nível nacional e internacional na cidade, assim como realiza, periodicamente, etapas de campeonatos amadores e profissionais locais e estaduais. Também já revelou muitos campeões, como Rodrigo “Pedra” Dornelles, que representa o Rio Grande do Sul em circuitos internacionais. O atual presidente Carlos Freitas (CDV) destaca que, além de estimular a prática do surf desde as categorias de base e impulsionar o surgimento de novos talentos, o objetivo da entidade é promover o turismo, a integração social e a saúde através desse esporte.