Associação Médica do RS repudia declarações de Lula
AMRIGS emite nota de repúdio às declarações do presidente Lula sobre médicos e profissionais liberais no Congresso
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) divulgou uma nota oficial expressando repúdio às declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 30 de agosto, durante a inauguração do AeC Contact Center, em João Pessoa (PB).
Na ocasião, Lula afirmou que o Congresso Nacional possui “pouquíssimos trabalhadores” e que a maioria dos parlamentares é composta por “profissionais liberais, advogados e médicos”.
Segundo a AMRIGS, essas declarações desvalorizam o papel crucial que os médicos desempenham na sociedade, enfrentando condições adversas e realizando um trabalho vital para a saúde pública.
A entidade destacou que a presença de médicos no Legislativo é fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas para a saúde e o bem-estar da população.
A AMRIGS também ressaltou que a Medicina exige anos de estudo, capacitação contínua e um profundo senso de responsabilidade, afirmando que desqualificar o trabalho desses profissionais é subestimar o impacto positivo que podem ter na criação de um sistema de saúde mais eficiente.
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos que promove o conhecimento técnico-científico e o debate científico-cultural na área da saúde.
Fundada em 1951, a AMRIGS tem como objetivos defender a profissão médica, fortalecer o associativismo e influenciar a saúde pública.