Asteroide passará próximo à terra e será visível a olho nu

No próximo sábado, dia 29 de junho, o asteroide 2024 MK proporcionará um espetáculo celestial imperdível.

Hoffmeister Assistência Funeral

Com diâmetro entre 130 e 280 metros, conforme informações da Agência Espacial Europeia (ESA), ele poderá ser observado com simples binóculos.

Durante essa rara e inofensiva passagem, o corpo celeste se aproximará da Terra mais do que a Lua.

Enquanto a distância média da Lua à Terra é de 384 mil quilômetros, o asteroide passará a meros 296 mil quilômetros do nosso planeta.

Psicólogo Regis Soster

Apesar dessa proximidade, especialistas da ESA já descartaram qualquer risco de colisão, após cálculos precisos de sua órbita.

Com um telescópio amador ou binóculos, será possível avistar o asteroide no Hemisfério Sul até seu ponto de maior proximidade com a Terra.

Asteroide passará próximo à terra e será visível a olho nu
Massagem

Posteriormente, à medida que se afasta, a visualização ficará mais favorável para observadores no Hemisfério Norte, segundo a revista Forbes.

Para localizar o asteroide, uma ferramenta de localização astronômica pode ser utilizada para posicioná-lo na constelação de Centaurus. Alternativamente, diversos sites oferecerão transmissões ao vivo da passagem do objeto.

Esse evento será um dos mais brilhantes dos últimos anos, podendo ser observado com equipamentos simples.

Xis do Jô

A maior aproximação ocorrerá no sábado, quando o objeto estará quase tão brilhante quanto Netuno.

Normalmente, corpos celestes rochosos que passam tão perto da Terra são pequenos e só visíveis com telescópios avançados.

Descoberto em 16 de junho, o asteroide foi nomeado 2024 MK pelo Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários