Ataque de puma em Maquiné mobiliza autoridades ambientais e segurança pública no Litoral Norte do RS, após um agricultor ter sido ferido.
o caso ocorreu neste domingo (04), na localidade de Barra do Ouro, zona rural do município, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Segundo o Comando Ambiental, de acordo com informações iniciais, o ataque foi contido pela ação corajosa de um cão que acompanhava a vítima e possibilitou o resgate imediato do homem, que está em recuperação.
Apesar de a guarnição da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental não ter sido acionada no momento exato da ocorrência, equipes foram deslocadas nas primeiras horas desta segunda-feira para realizar diligências no local.
Além de levantar informações e verificar indícios que confirmem a presença do felino de grande porte, identificado como um possível exemplar de Puma concolor.
Ataque de puma
O caso, considerado raro e atípico na região, despertou alerta entre moradores e levou o CABM a acionar órgãos ambientais competentes, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS).
A medida visa garantir o acompanhamento do animal, mitigar riscos à população e assegurar a proteção da fauna silvestre.
Segundo o comando da Brigada Militar, episódios envolvendo grandes felinos como o puma não são comuns no território.
Reforçando a necessidade de uma apuração técnica criteriosa e de uma resposta coordenada entre as áreas de segurança pública, meio ambiente e saúde.
A Brigada Ambiental reforça que todas as medidas preventivas estão em andamento para manter a segurança da comunidade e preservar o equilíbrio ecológico.
Assim que houver novas atualizações, as informações serão amplamente divulgadas à população e à imprensa, em respeito à transparência e ao bem-estar coletivo.
A população é orientada a manter distância em caso de avistamento de animais silvestres de grande porte e acionar imediatamente o telefone de emergência 190 ou entrar em contato com o Batalhão Ambiental mais próximo.
O CABM reitera que a colaboração da comunidade é essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz diante de situações envolvendo a fauna nativa.