Atendendo a orientação Corpo de Bombeiros altera nomenclatura dos salva-vidas

Atendendo a orientação Corpo de Bombeiros altera nomenclatura dos salva-vidas
Os militares e os civis temporários que prestam serviço de salvamento aquático no RS passam a ser denominados guarda-vidas – Foto: Tenente CVMI Ronaldo

Para atender à orientação da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) adequou para ‘guarda-vidas’ a nomenclatura técnica dos militares e dos civis temporários que atuam no serviço de salvamento aquático, substituindo o termo ‘salva-vidas’.

A alteração acompanha o padrão internacional definido pela International Lifesaving Federation (ILS), harmonizando a denominação dos militares e dos civis temporários que prestam serviço no Rio Grande do Sul aos serviços dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

A Sobrasa estabelece que o emprego do termo ‘guarda-vidas’ é amplo, pois a atividade de guardar pressupõe cuidados preventivos e de reposta relacionados às pessoas e ao próprio ambiente, sendo, portanto, mais adequado ao serviço de segurança aquática prestado pelo CBMRS. Já o termo ‘salva-vidas’ está tecnicamente associado aos equipamentos que, efetivamente, salvam vidas, tais como os flutuadores e boias.

Em virtude de ser um período de transição e de haver processos licitatórios em andamento, os uniformes utilizados na temporada 2017/2018 ainda trarão a inscrição ‘salva-vidas’. No entanto, a documentação operacional e as referências ao serviço serão feitas empregando o termo ‘guarda-vidas’.

Comentários

Comentários