ATR-72 caído em Vinhedo: O que revelam as gravações da cabine e a atual situação da investigação - Litoralmania ®
Tragédia aérea em SP: queda de avião comercial mata todos os 62 ocupantes
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ATR-72 caído em Vinhedo: O que revelam as gravações da cabine e a atual situação da investigação

Brasil: Na última sexta-feira (9), um trágico acidente envolvendo um avião ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro membros da tripulação.

O avião caiu em Vinhedo, São Paulo. As revelações mais recentes sobre o incidente foram divulgadas com exclusividade pelo Jornal Nacional da TV Globo.

Gravações do Gravador de Voz da Cabine

O gravador de voz da cabine capturou momentos cruciais antes do acidente. Durante a gravação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva foi ouvido discutindo sobre “dar potência” à aeronave na tentativa de estabilizá-la quando perceberam a perda de sustentação.

A manobra, no entanto, não foi eficaz, e o áudio termina com gritos e o som do impacto do avião contra o solo.

A transcrição, realizada pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira, cobre cerca de duas horas de gravação.

Esta análise preliminar sugere que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma abrupta. No entanto, os investigadores enfatizam que o áudio da cabine, por si só, não é suficiente para determinar a causa exata do acidente.

Análise Preliminar e Investigações em Curso

De acordo com os investigadores, o ATR 72-500 possui hélices localizadas na parte superior da fuselagem, próximas à cabine de comando, o que gerou um ruído significativo e dificultou a compreensão dos diálogos.

A análise preliminar não detectou sons típicos de alertas, como alarmes de incêndio ou falha no motor, que poderiam ajudar a determinar a causa do acidente.

A principal hipótese em discussão é a de que a aeronave pode ter sofrido uma formação de gelo nas asas, resultando em uma perda de estabilidade técnica conhecida como “estol”.

No entanto, essa hipótese ainda não foi confirmada. O relatório preliminar está previsto para ser concluído em 30 dias, quando os investigadores esperam fornecer um esclarecimento mais detalhado sobre o contexto da tragédia.

Colaboração Internacional

Na quarta-feira (14), engenheiros da empresa francesa ATR e da canadense Pratt & Whitney, além de representantes dos órgãos de segurança aérea BEA e TSB, chegaram à sede do Cenipa em Brasília para auxiliar na investigação.

A colaboração dessas equipes estrangeiras é parte de acordos internacionais de cooperação para casos de acidentes aéreos.

Posicionamento do Cenipa

Em resposta às reportagens recentes, o Cenipa, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), emitiu uma nota nesta quinta-feira (15) esclarecendo que nenhuma mídia teve acesso aos áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo da aeronave envolvida no acidente.

O Cenipa reforça seu compromisso com a transparência e o respeito à dor das famílias das vítimas, seguindo rigorosamente os protocolos legais e regulamentares estabelecidos.

Esses detalhes são fundamentais para a compreensão completa do acidente e para garantir a segurança aérea no futuro. A investigação continua, e novas atualizações devem surgir conforme a análise dos dados avança.

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