ATR-72 caído em Vinhedo: O que revelam as gravações da cabine e a atual situação da investigação
Brasil: Na última sexta-feira (9), um trágico acidente envolvendo um avião ATR-72 da Voepass, antiga Passaredo, resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro membros da tripulação.
O avião caiu em Vinhedo, São Paulo. As revelações mais recentes sobre o incidente foram divulgadas com exclusividade pelo Jornal Nacional da TV Globo.
Gravações do Gravador de Voz da Cabine
O gravador de voz da cabine capturou momentos cruciais antes do acidente. Durante a gravação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva foi ouvido discutindo sobre “dar potência” à aeronave na tentativa de estabilizá-la quando perceberam a perda de sustentação.
A manobra, no entanto, não foi eficaz, e o áudio termina com gritos e o som do impacto do avião contra o solo.
A transcrição, realizada pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira, cobre cerca de duas horas de gravação.
Esta análise preliminar sugere que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma abrupta. No entanto, os investigadores enfatizam que o áudio da cabine, por si só, não é suficiente para determinar a causa exata do acidente.
Análise Preliminar e Investigações em Curso
De acordo com os investigadores, o ATR 72-500 possui hélices localizadas na parte superior da fuselagem, próximas à cabine de comando, o que gerou um ruído significativo e dificultou a compreensão dos diálogos.
A análise preliminar não detectou sons típicos de alertas, como alarmes de incêndio ou falha no motor, que poderiam ajudar a determinar a causa do acidente.
A principal hipótese em discussão é a de que a aeronave pode ter sofrido uma formação de gelo nas asas, resultando em uma perda de estabilidade técnica conhecida como “estol”.
No entanto, essa hipótese ainda não foi confirmada. O relatório preliminar está previsto para ser concluído em 30 dias, quando os investigadores esperam fornecer um esclarecimento mais detalhado sobre o contexto da tragédia.
Colaboração Internacional
Na quarta-feira (14), engenheiros da empresa francesa ATR e da canadense Pratt & Whitney, além de representantes dos órgãos de segurança aérea BEA e TSB, chegaram à sede do Cenipa em Brasília para auxiliar na investigação.
A colaboração dessas equipes estrangeiras é parte de acordos internacionais de cooperação para casos de acidentes aéreos.
Posicionamento do Cenipa
Em resposta às reportagens recentes, o Cenipa, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), emitiu uma nota nesta quinta-feira (15) esclarecendo que nenhuma mídia teve acesso aos áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo da aeronave envolvida no acidente.
O Cenipa reforça seu compromisso com a transparência e o respeito à dor das famílias das vítimas, seguindo rigorosamente os protocolos legais e regulamentares estabelecidos.
Esses detalhes são fundamentais para a compreensão completa do acidente e para garantir a segurança aérea no futuro. A investigação continua, e novas atualizações devem surgir conforme a análise dos dados avança.