Audiência debate destino de caça-níqueis apreendidos no Estado
O secretário da Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen, participa nesta terça-feira (16), às 9h30, de audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. O convite para colocar em debate o reaproveitamento de máquinas-caça níqueis, transformando-as em computadores, partiu da deputada Leila Fetter (PP), integrante da comissão.
A Secretaria da Ciência Tecnologia está realizando análise de viabilidade técnica e econômica da transformação destas máquinas em computadores, com a expectativa de, ao final, ser implantado um programa piloto na rede pública de ensino, resultante da parceria entre os governos estadual e federal.
O primeiro computador montado a partir das peças de caça-níqueis foi apresentado recentemente no Palácio Piratini, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O equipamento fazia parte de um lote com 17 máquinas apreendidas pela Receita Federal no Rio Grande do Sul entregue à Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), em meados de setembro, pelo procurador de Justiça Gerson Daiello.
As máquinas caça-níqueis possuem hardwares que podem ser reaproveitados, necessitando apenas de módulo de memória, disco rígido, teclado e mouse. Segundo o técnico em informática Alexsandro da Silva, “com isso, e a instalação do sistema operacional Linux, já teríamos um computador de baixo custo, pronto para ser utilizado”.
O maior desafio para a transformação das máquinas a curto e médio prazos é a mão-de-obra para execução deste trabalho. Uma das possibilidades seria a ampliação dos centros de reciclagem de equipamentos junto às escolas técnicas para auxiliar no desmonte, multiplicando o resultado da montagem e destinação dos computadores.
Hoje, perto de cinco mil máquinas estão disponíveis para transformação, mas, segundo estimativas, este número chega a 100 mil somando-se aqueles equipamentos sujeitos ainda à apreensão em todo o Estado.