Audiência debaterá crise financeira da Ulbra
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa debaterá na próxima quarta-feira (17) os reflexos da crise financeira da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) na saúde gaúcha. O objetivo da reunião, proposta pelo deputado Pedro Westphalen (PP), é discutir medidas para combater os problemas verificados na prestação de serviços médicos e hospitalares da instituição, agravados por dívidas estimadas em R$ 2 bilhões.
Conforme o deputado, é preciso achar alternativas para garantir a qualidade do atendimento à população, já que, segundo ele, a crise financeira está atingindo níveis preocupantes. “Milhares de gaúchos dependem dos serviços prestados pela Ulbra, mas a instituição não está conseguindo honrar seus compromissos. Precisamos encontrar um caminho viável para atenuar esta situação”, disse.
Serão convidados para a audiência representantes da universidade, Secretaria Estadual e Ministério da Saúde, Conselho Regional de Medicina (Cremers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e profissionais do setor médico, entre outros. Atualmente, a Ulbra atende a quatro hospitais e 31 unidades ambulatoriais, em Porto Alegre, Região Metropolitana, Vales dos Sinos, Taquari e Paranhana, Planalto Médio, Litoral Norte e Serra.