Vida & Saúde

Audiência pública debaterá coleta seletiva em Torres

A coleta seletiva de lixo em Torres será o tema da próxima audiência pública organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM).

A audiência acontece na quarta-feira (8/6), às 19h30min no Centro Municipal de Cultura e Artesanato. Além de apresentar a comunidade o planejamento estratégico do programa municipal de coleta seletiva, a audiência objetiva  apresentar ao  uma proposta de lixeiras públicas, o regramento da coleta e a ampliação da área de cobertura e os resultados obtidos em um mês de programa.

Implantada no Aniversário do Município de Torres (21/5), a coleta seletiva de lixo é realizada duas vezes por semana em uma área piloto na região central. Todas as terças e sextas-feiras pela manhã o caminhão da coleta percorre a área piloto recolhendo o material reciclável.

É importante que o material destinado a reciclagem só seja colocado na via pública nos dias e período de recolhimento. Calcula-se que semanalmente mil e 500quilos de materiais recicláveis são recolhidos pela coleta. Trata-se de vidros, metais, plásticos e papeis que são encaminhados para Usina de Reciclagem Recivida. Agora, o que antes era considerado lixo tornou sinônimo de geração de renda sustentabilidade ambiental.

Nesse um mês de programa bons exemplos foram diagnosticados pela SMMAM, executora da coleta seletiva. Conforme a gerente de Licenciamento Ambiental, Dóra Laidens, várias entidades como Clube Atlântico de Caça e Pesca (Capesca), Padaria da Lagoa, Café Expresso, Escola Municipal Fundamental Alcino Pedro Rodrigues e Instituto de Estadual de Educação Marcílio Dias tornaram-se grandes aliadas ao programa.

“Eles aderiram ao programa e criaram o próprio projeto de coleta nestas instituições”, explica. Há ainda a adesão popular, como é o exemplo da senhora Siloe, 70 anos, moradora da ponta da Lagoa do Violão, no bairro Praia da Cal. Ela separa todos os materiais por tipo e identifica cada sacola de lixo com fitas coloridas que diferenciam  o reciclado do orgânico e não reciclável.

Para aderir ao programa é simples explica Dóra. “Basta separar os resíduos secos, que é papel, vidro, plástico e metal, e somente coloca-los para recolhimento nos dias específicos da coleta seletiva”, finaliza.

Comentários

Comentários