Vida & Saúde

Audiência pública em Capão da Canoa por Hospital Regional mobiliza comunidade e Estado

A convocação para o pleito de um hospital regional no Litoral Norte atingiu o êxito esperado pela participação do público e pelo apoio recebido por diversas autoridades de todas as esferas de governo. Essa foi a posição do presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, após o evento realizado, no sábafo (17), na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa.

A entidade representativa dos municípios da região se uniu a campanha iniciada em programa de rádio, do Grupo Murlik de Comunicação, após incidente grave com a morte de um menino, vítima de um cão pitbul, e acredita na união de todos os segmentos da região e dos governos para a construção de uma unidade de saúde que promova atendimentos de alta complexidade em várias especialidades.

“Este encontro com políticos municipais, deputados, representantes do Estado  e, principalmente a comunidade, é o início de uma luta do que julgamos prioritária para o Litoral Norte, que merece recursos na área de saúde, já que atendemos todo o Estado do Rio Grande do Sul”, ponderou Luciano Pinto. “Não importa em que cidade será construído o hospital, mas sim que o projeto se concretize e que tenha o apoio unânime para que sejamos contemplados com investimentos que existem para uma obra destas”, acrescentou.

Luciano salientou, ainda, a grande relevância do Grupo Murliki nesta luta e conclamou o apoio dos demais meios de comunicação no engajamento desta campanha que não tem protagonistas.

“A mobilização não deve ocorrer somente quando acontece uma tragédia no litoral. Não precisamos esperar mais pessoas perderem a vida para pleitear o que nos é de direito” conclui Luciano Pinto.

Participaram da audiência, nos pronunciamentos, além do presidente da Amlinorte, o deputado federal Alceu Moreira, e deputados estaduais Mano Changes, Odalcir Oliboni e Cassiá Carpes, o presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar,  presidente do Grupo Murlik, Jairo Murlik,  presidente da ACICC – Associação Comercial de Capão da Canoa, Emerson Benetti, prefeito anfitrião, Amauri Magnus Germano, o delegado da 18ª Coordenadoria de Saúde, Luís Genaro Figori, o representante do Legislativo de Capão da Canoa, vereador Joel de Matos Novaski, o Pardal, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral, o prefeito de Terra de Areias, Joelci da Rosa Jacobs (Pardal), e o radialista do programa a Voz do Povo, da rádio Horizonte, Delmar da Rosa.

Além da participação de um grande público de várias localidades da região, a audiência contou com diversos prefeitos do Litoral Norte, representantes de deputados, pessoas ligadas à área de saúde, comunicadores e a família do menino falecido, que não encontrou o atendimento médico avançado no litoral que poderia dar uma chance de vida.

Uma comissão foi criada no encontro com a participação de diversos representantes de entidades do Litoral Norte para dar encaminhamento na luta pelo hospital e programar ações de mobilização na campanha e frente às autoridades competentes na saúde estadual e federal.

Comentários

Comentários