Auditoria, convênios entre municípios e mais: reunião tratou situação do hospital de Osório
A promotora de Justiça Karine Camargo Teixeira participou, de reunião para tratar da situação do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório.
Participaram do encontro diversas autoridades da região, além de prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann.
Conforme o diretor-presidente do HSVP, Marco Aurélio Pereira, a instituição filantrópica passa por situação preocupante, sem condições de continuar realizando importantes atendimentos a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que os custos da manutenção desses serviços são maiores do que as receitas, o que gera todos os meses um déficit milionário.
O Hospital São Vicente de Paulo atende 70% dos pacientes via SUS e 30% de convênios e particulares e é referência para diversas cidades do Litoral, além de Osório, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Caraá.
De acordo com Karine Teixeira, no encontro, foram traçadas estratégias para continuar garantindo o acesso da comunidade do litoral aos serviços de saúde junto ao Hospital São Vicente, entre as quais a possibilidade do mesmo ampliar atendimentos médicos e leitos, e, consequentemente, receber maior repasse de recursos públicos estaduais.
Também foi identificada a necessidade de realização de auditoria no hospital para garantir transparência no uso do dinheiro público e foi estabelecida a criação de uma comissão de trabalho entre prefeitos da região, representante da Secretaria Estadual de Saúde e a 18ª Regional de Saúde a fim de se buscar alternativas de captação de recursos, inclusive junto aos municípios, os quais estudarão a possibilidade de firmar contratos e convênios com o hospital e, assim, fazer repasses de recursos municipais para que as comunidades locais continuem sendo atendida pelo SUS no São Vicente de Paulo.
MP RS