Austrália quer reciclar esgoto para obter água
Moradores do Estado de Queensland, na Austrália, poderão ter de beber água obtida com a reciclagem de esgoto para ajudar o país a enfrentar a pior seca do século. De acordo com o primeiro-ministro John Howard, esse será o primeiro Estado a adotar esse tipo de medida e o restante do país deverá seguir o mesmo exemplo.
A novidade pode começar a valer já no ano que vem, conforme divulgado no site Times Online. “Eu sou fortemente a favor da reciclagem e tenho defendido essa causa há muito tempo”, afirmou o primeiro-ministro. Um referendo sobre o consumo de água reciclada foi marcado para março para que a população possa dizer o que pensa sobre o assunto.
O esgoto é reciclado por meio de dois processos. Um é conhecido como osmose inversa. O líquido é forçado contra membranas muito finas que filtram o sal e outras substâncias, mas deixam as moléculas de água passar. Além disso, o material também sofre um processo de desinfecção com radiação ultravioleta para garantir a pureza da água reciclada.
Segundo testes informais, a maioria das pessoas que bebeu água de torneira, em garrafa e reciclada não viu qualquer diferença entre os três tipos. A Comissão de Água de Queensland usa outros dados para alertar a população sobre a importância de se consumir água reciclada. Segundo a comissão, o Estado pode começar a sofrer com a falta d'água em dois anos e estar completamente seco em 2009.