Aves silvestres são apreendidas em Cidreira
O Comando Ambiental da Brigada Militar apreendeu na tarde desta sexta-feira (26/12) cinco aves silvestres engaioladas em cativeiro em uma residência no município de Cidreira (RS) e realizou a prisão em flagrante da responsável.
A PATRAM chegou até a residência quando realizava uma fiscalização de rotina e visualizaram no pátio da residência a existência de várias gaiolas. Durante a fiscalização foram encontradas diversas espécies de aves, entre elas: dois canários-da-terra-verdadeiro, dois azulões e uma caturrita. Também foram apreendidos alçapões, sendo que este tipo de gaiola é utilizada para a captura dos animais.
O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta que seja obtida a devida autorização para a criação de passeriformes na forma de legislação vigente, salientando que a pena por manter tais pássaros silvestres em cativeiro é de detenção de seis meses a um ano e multa.
Os pássaros apreendidos foram identificados e inspecionados por um médico veterinário. Após triagem e a devida identificação foi realizada a soltura no Morro da Borrucia em Osório.
A Brigada Militar atende em todo o Estado através do telefone 190, denuncie casos de crimes ambientais como este.