B. Pinhal previne para perigos do abuso de crianças e adolescentes
A Secretaria de Assistência Social de Balneário Pinhal, no veraneio 2008, está dando uma atenção especial a crianças e adolescentes, através de trabalhos pontuais. Além de desenvolver o projeto Verão Consciente, que envolve crianças de terça a domingo em atividades lúdico-pedagógicas, existe um trabalho forte de proteção.
Uma das iniciativas é a distribuição de cartilhas, a moradores e veranistas, atentando para as formas de abuso sexual, compreendido como toda situação em que uma criança ou adolescente é usado para a grafiticação sexual de pessoas mais velhas, em uma relação de poder assimétrica.
A cartilha informa os números de telefone 3682 3355 e 9636 1190, do Conselho Tutelar, para denúncias e atenta para as conseqüências do abuso sexual. Para as crianças e adolescentes haverá seqüelas físicas, traumas psicológicos, prejuízos sócio-emocionais, subversão da relação adulto-criança e baixa escolarização, por evasão escolar. Para os clientes e agenciadores, a conseqüência é enquadramento criminal.