Balada Segura aumenta em 91% as abordagens no litoral
Uma das razões para o aumento foi a entrada em operação da equipe de fiscalização de trânsito do Detran/RS, que passou a integrar a atividade no final de dezembro. Nos anos anteriores, a Balada Segura era realizada no litoral pela Brigada Militar, com eventual participação da Polícia Rodoviária Federal. Neste veraneio, a equipe de fiscalização do Detran/RS intercalou as blitze no litoral com as blitze da Balada Segura em Porto Alegre.
Nas blitze realizadas nas praias dos litorais Sul e Norte no verão 2013/2014 pela Brigada Militar e equipe do Detran/RS, foram autuados 1,7 mil veículos (20% do total de abordados). A fiscalização recolheu 917 CNHs e 169 veículos. No total, foram 2,3 mil autuações, sendo 870 por embriaguez (362 por teste e 508 por recusa).
A Balada Segura também teve presença massiva no litoral com ações de comunicação e educação. O Detran/RS usou diversos instrumentos para sensibilizar os veranistas. Além de dicas de segurança no trânsito veiculadas nas rádios e TVs, teve slackline “para a vida não ficar na corda bamba”, máquina de espuma que emitia figuras de acordo com o teste do bafômetro, construções na areia, avião com mensagem educativa, mimos para os motoristas da rodada, e jogos americanos e porta-copos. Tudo para lembrar que é preciso se cuidar no trânsito “para esse verão não ser o último”.
Expansão
O crescimento da Balada Segura no litoral acompanha um período de expansão do programa para o interior do Estado. Em 2013, foram mais 12 municípios integrados à rede, que hoje atinge 38% da população (4 milhões de pessoas), 38% da frota (2 milhões de veículos) e 40% dos condutores (1,7 milhão) do Estado. “O objetivo é alcançar mais 24 municípios este ano, totalizando 44 municípios até 2015”, explica Leonardo Kauer, diretor-geral do Detran/RS.