Balneário Pinhal desenvolve projeto Sentinela
A Secretaria de Assistência Social de Balneário Pinhal tem, como uma de suas prioridades, o atendimento a crianças e adolescentes. Entre as diversas iniciativas desenvolvidas, o projeto Sentinela é um dos destaques. O programa, segundo a secretária Neusa Carvalho, promove ações sociais especializadas, multiprofissionais para atendimento às crianças, adolescentes e famílias envolvidas com a violência sexual.
O objetivo, através de palestras, oficinas e outras atividades coletivas, é construir a garantia dos direitos fundamentais, o fortalecimento da auto-estima e o restabelecimento do direito à convivência familiar e comunitária em condições dignas de vida. “O calendário de atividades é bastante amplo e com atenção especial à prevenção”, afirma a secretária.
Neste ano, por exemplo, uma das ações desenvolvidas são os encontros de Protagonistas Infantis. O primeiro deles aconteceu em março com alunos das quintas e sextas séries da escola Luís de Oliveira, no distrito do Magistério. Mais recentemente, dia 29 de maio, outro encontro envolveu os alunos das quintas e sextas séries da escola Diogo Penha.
Um dos pontos culminantes foi a produção, pelos alunos, de paródias sobre o tema. Uma delas, por exemplo, remetia à questão da arrumação do quarto, escrita em conjunto por vários estudantes. “Sábado passado fui arrumar meu quartão / chegando lá / mas que vergonha / só tinha roupa pelo chão / a minha mãe toda irritada / com a minha educação / o meu pai bem violento / queria me dar um tundão”. Outro texto falava das expectativas: “Um dia em que / sairmos de casa / eu já vou saber / como o mundo é / eu vou viver / a minha vida/ como deus quiser / talvez eu possa até mudar / o meu jeito de ser / e de escolher as pessoas / como elas são / agora eu mudei / e vou aceitar as pessoas / como elas são”. Outro texto enfocou as inquietações da adolescência: “Na puberdade tem muita liberdade / e na adolescência tem muita violência / pessoas brigando e malandros se drogando / crianças inocentes e adultos conseqüentes / todo dia é um eterno perde ganha / um dia a gente perde / no outro a agente apanha / mas no final todo mundo se da bem / ninguém abaixa a cabeça mais pra ninguém”.
O nome “Encontros de Protagonistas”, explica a secretária Neusa Carvalho, é uma homenagem à capacidade das crianças de serem os principais atores e promotores da prevenção e valorização da infância.
O programa Sentinela foi criado para atender à determinação da legislação do país, através da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA -, da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas – e do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual cometida contra Crianças e Adolescentes.