Educação

Balneário Pinhal incentiva hábito da leitura

A Secretaria de Educação de Balneário Pinhal tem como uma de suas prioridades o incentivo ao hábito da leitura. Algumas das iniciativas disponibilizadas para a comunidade e em especial para o público estudantil são o ônibus-biblioteca, a biblioteca pública localizada na sede, as bibliotecas das escolas e também as mostras literárias promovidas pelos educandários.

O projeto ônibus-biblioteca foi implantado neste ano, com o objetivo de levar o livro até as comunidades. O investimento em acervo foi de R$ 14 mil. Segundo a secretária de Educação, Suzana Mota Werlang, o itinerário contempla a sede e os distritos de Túnel Verde e Magistério, de terça a sexta-feira, semanalmente. Em cada um dos pontos, o ônibus-biblioteca fica à disposição da comunidade a cada duas semanas. “A receptividade foi muito grande”, comemora.

Segundo Suzana, na primeira fase do projeto os livros estão disponíveis para leitura no local e, para maior comodidade, existe sofá no ônibus. Nos meses quentes, quem quiser pode levar sua cadeira e ler ao ar livre, sob o toldo que é estruturado junto ao ônibus. Uma das intenções, para o período de veraneio, é disponibilizar o ônibus-biblioteca permanentemente, a partir das 16hs, no Centro, para que também a comunidade visitante possa usufruir. “Além de disponibilizar os livros para leitura, também realizamos hora do conto e outras iniciativas”, afirma a secretária.

Outra ação da Secretaria de Educação para incentivar o hábito da leitura é a promoção, nas escolas, de mostras literárias. Cada escola tem autonomia para estabelecer o programa de atividades, que podem englobar outras formas de arte, como teatro, música e dança. “Cada escola tem autonomia para definir sua programação e geralmente escolhe um autor homenageado”. Segundo a secretária, não somente a leitura é incentivada, como também a escrita. “Nos últimos anos temos feito publicações de livros com trabalhos dos alunos, colaborando assim para o surgimento de novos escritores”, afirma.

Anualmente a Secretaria de Educação também promove a Feira do Livro.

Comentários

Comentários