Vida & Saúde

Balneário Pinhal recebe ciclistas que desenvolvem projeto ecológico

Balneário Pinhal, está recebendo a visita do casal Cleverson Zapeleni e Deborah Ferrante Pizzatto. Eles saíram do Chuí, com destino a Oiapoque, de bicicleta. No total, serão nove mil quilômetros percorridos.

A atividade faz parte de um projeto do casal, que tem por objetivo ensinar técnicas às comunidades litorâneas que amenizem os problemas com esgoto, lixo e água. A viagem será realizada ao longo da costa brasileira, com fonte de renda proveniente do artesanato.  “Esse projeto surgiu da vontade de simplesmente viajar, e com o passar do tempo a idéia foi se aprimorando, até se tornar um projeto de educação ambiental. Temos como objetivo compartilhar com as comunidades litorâneas carentes conhecimentos que proporcionem uma melhor qualidade de vida, rumo à sustentabiblidade”.

Segundo Cleverson e Deborah, não há um roteiro estritamente formulado, não há previsão de rotas, nem datas. “As comunidades serão encontradas e escolhidas ao longo da viagem de acordo com a facilidade de contato com os nativos, disponibilidade de acesso às comunidades, assim como a existência ou não de renda”, afirmam.

Os locais onde o casal irá atuar surgirão conforme as conexões com movimentos de ONG’s, escolas, associação de moradores, etc…) e o tempo em cada comunidade irá depender também de uma infinidade de fatores. “O que queremos fazer nós sabemos. É aplicar o conhecimento que obtivemos ao longo de nossa jornada de forma prática nessas comunidades. Ensiná-los a construir um sistema de coleta da água da chuva, ou um círculo de bananeiras para o tratamento das águas cinza, um banheiro seco, uma horta mandala, uma composteira ou o que mais for necessário naquela comunidade e que esteja ao nosso alcance.”

O casal mantém um blog (http://pedaleco.blogspot.com), onde o internauta pode acompanhar a trajetória da viagem.

Comentários

Comentários