Banda larga deve dobrar nº de usuários até 2010
O segmento de Internet por banda larga – tráfego de dados em rede de alta velocidade – é o que mais cresce em número de assinantes no setor de telecomunicações no Brasil. Até dezembro, o número de usuários chegará próximo a 8 milhões de clientes, 30% acima do ano passado, e praticamente duplicará até o fim desta década, chegando a 15 milhões em 2010.
Os dados são da Telebrasil, que acaba de concluir um levantamento do setor no primeiro trimestre deste ano.
Segundo o levantamento, entre o último trimestre de 2006 e o primeiro deste ano, o total de usuários de banda larga passou de 5,6 milhões para 6 milhões – crescimento de 7,4%. “Hoje, o serviço que mais cresce é o de banda larga”, diz o presidente da Telebrasil, Ronaldo Iabrudi.
O Brasil ultrapassou a barreira de 150 milhões de assinantes de serviços de telecomunicação no primeiro trimestre deste ano (151,6 milhões), com crescimento de 1,7% na comparação com o fim do ano passado. São 102,2 milhões clientes da telefonia celular, 38,6 milhões telefonia fixa e 4,7 milhões usuários de televisão por assinatura, além dos usuários de acesso por banda larga.