Banhado do Chicolomã ganha projeto de monitoramento em Santo Antônio
Nesse sentido, o Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha (DMA), através do convênio com o Ministério da Justiça – Secretaria de Direito Econômico Fundo de Defesa de Direitos Difusos – executará, durante o período de três anos, o Projeto de Monitoramento Ambiental do Banhado do Chicolomã.
O estudo tem, entre outros objetivos, realizar o diagnóstico da fauna de mamíferos (médio e grande porte), implantar estratégias de conservação da vida silvestre e mapear áreas de tensão ecológica e gradientes de impacto no Banhado Chicolomã através de elaboração de Sistema de Informação Geográfica. Além disso, o projeto visa pesquisar a presença do cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie ameaçada de extinção, cuja população relictual no Estado do Rio Grande do Sul está restrita à unidade de conservação Refúgio da Vida Silvestre, no município de Viamão, a cerca de 40 km da área de estudo do projeto.
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por coordenador técnico, biólogo, geólogo, auxiliar de campo e empresa responsável pela elaboração do Sistema de Informação Geográfica. São realizadas saídas a campo em busca de vestígios dos animais e instaladas armadilhas fotográficas para captura de registros.
No primeiro ano de trabalho foram registradas 16 espécies de mamíferos das quais três são consideradas ameaçadas de extinção. São elas: a lontra, o bugio ruivo e o gato do mato.
O DMA agradece o apoio rcebido dos proprietários que autorizaram a utilização de suas terras para a execução do primeiro ano do projeto: Getúlio Rigotti (Saulo), Neli Barcelos, Paulo Arlei Lompa, Manoel Ferreira da Costa, Delésio Gomes da Silva Fraga e senhores Arno e Antônio, também ao ex-diretor do DMA, Alexandre Gomes da Silva e a Cristiane Mayer, proprietária do Sacolão Dois Irmãos, pelo fornecimento de frutas.