Barracas itinerantes da Secretaria da Saúde percorrem o litoral durante o verão
As três barracas itinerantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) – a Científica, da Dengue e da Vigilância Epidemiológica – estarão instaladas em Xangri-lá nesta quinta e sexta-feira (dias 10 e 11 de janeiro), próximas à sede social da Saba. A iniciativa, que integra o Verão Numa Boa, do Governo do Estado, visa sensibilizar a população sobre a promoção à saúde e prevenção de doenças, conscientizando para os cuidados com o próprio corpo e em relação ao meio ambiente.
Com agenda completa ao longo de todo o verão, as barracas irão percorrer as principais praias dos litorais norte e sul do Estado, tendo iniciado o percurso por Torres, entre os dias 3 e 5 deste mês. Técnicos estarão à disposição da população, nas barracas, para a distribuição de material educativo, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos, quando houver necessidade.
Voltada para as crianças, a barraca da dengue constitui-se de um jogo de chão, com duas recreacionistas para a interação ser completa, onde os pequenos se divertem lançando dados e pulando casas, com dicas de cuidados em relação à doença. Ao final, a criança leva para casa como brinde uma réplica do jogo, que exercita a motricidade fina com o recorte e montagem dos bonecos e do dado. Para os adultos, são entregues imãs de geladeira com calendário, onde cada mês traz instruções sobre como se proteger e evitar a dengue.
Na barraca científica, os veranistas encontram lupa e microscópio para visualização de larvas do mosquito da dengue e do simulídeo (borrachudo), desde a fase inicial até a adulta, e do bicho do pé. Além disso, estão expostos animais peçonhentos (cobras, aranhas e taturanas) e caramujos transmissores da esquistossomose. A barraca da Vigilância Epidemiológica traz material informativo sobre tabagismo, hábitos alimentares, stress, obesidade, pressão alta, atividfades físicas e saúde do trabalhador, entre outros temas.
A programação em janeiro das barracas itinerantes é a seguinte:
No Litoral Norte
Dia 12 (sábado) – Arroio do Sal
Dias 17, 18 e 19 (quinta, sexta e sábado) – Capão da Canoa
Dias 24 e 25 (quinta e sexta) – Atlântida Sul
Dia 26 (sábado) – Quintão
31/1 a 2/2 (quinta, sexta e sábado)- Cidreira
No Litoral Sul:
8 (terça) – Cassino;
11 e 12 (sexta e sábado) – Hermenegildo;
13 (domingo) – Barra do Chuí
18, 19 e 20 (sexta, sábado e domingo)- São José do Norte
25, 26 e 27 sexta, sábado e domingo) – Laranjal.