Educação

Biblioteca Pública de Osório recebe novos computadores e amplia o acesso a Internet

A Biblioteca Pública Fernandes Bastos, em Osório, recebeu uma série de melhorias nas últimas semanas, entre elas, a instalação da rede interna de computadores, a aquisição de cinco microcomputadores, três deles destinados aos usuários para pesquisa na Internet e outros três destinados ao processamento técnico do acervo, objetivando disponibilizar o catálogo bibliográfico das obras existentes na Biblioteca on-line.

A informatização vai permitir o acesso on-line ao acervo, seja internamente ou através da Internet. A bibliotecária Rosane Hammel estima que, para março de 2010, o catálogo já esteja disponível para o acesso externo.

Outra melhoria, com a instalação da rede interna, são os seis pontos de conexão com a Internet onde o usuário pode levar seu notebook e se conectar com a rede de computadores, facilitando a realização de trabalhos e pesquisas.

A Biblioteca Pública possui, hoje, um acervo bibliográfico em torno de 40 mil obras. Recentemente, foi contemplada com dois mil títulos atualizados do Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura e com a Enciclopédia Barsa 2009, nos formatos papel e multimídia, adquirida pela Secretaria Municipal de Educação de Osório.

As melhorias na Biblioteca Pública estão em consonância com o Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas, criado em 1995, e que está cumprindo seu papel de servir de porta de entrada para o conhecimento, proporcionar condições básicas para a aprendizagem permanente, autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais. A Biblioteca Pública Fernandes Bastos é mantida pela Prefeitura de Osório e recebe cerca de duas mil pessoas por mês.

Comentários

Comentários