Educação

Biblioteca Pública de Santo Antônio recebe acervo sobre Cultura Afro-Brasileira e Africana

O Ministério da Educação e a UNESCO doaram para Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa, oito livros relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A partir de 2003, com o advento da Lei nº 10.639, os conteúdos relativos à cultura negra passaram a ser ministrados obrigatoriamente no âmbito de todo currículo escolar.

Desde então, o Governo Federal, bem como inúmeras instituições e organizações brasileiras e internacionais vêm realizando esforços para criar as condições necessárias a fim de que professores e alunos tenham a oportunidade de se apropriar de tais conhecimentos. Nesse sentido, a tradução para a língua portuguesa da coleção História Geral da África (HGA), principal obra de referência mundial sobre o assunto, é, sem dúvida, uma das iniciativas mais importantes.

Os oito volumes dessa coleção foram lançados pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) entre 1980 e 1993, mas para produzi-la foram necessários cerca de 30 anos de trabalho, que envolveu mais de 350 especialistas, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços africanos.

A tradução da Coleção para a língua portuguesa, iniciada em 2007, foi também um grande desafio partilhado entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), a Representação da UNESCO no Brasil e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A Coleção HGA estará disponível na Biblioteca Júlio Costa para empréstimos pelo prazo de 14 dias podendo ser renovado por mais 14.

Comentários

Comentários