Biblioteca Pública de SAP inova para atrair público
Com o objetivo de atrair mais público, a Biblioteca Púbica Júlio Costa vem passando por várias inovações, em Santo Antônio da Patrulha.
Instalada desde 2006 na Casa de Cultura, a partir de um restauro feito no prédio em parceria entre Prefeitura Municipal com o empresário Marcos Costa da empresa Argos Guindastes, ela conta com os setores de Pesquisa, Empréstimo, Biblioteca Infantil, Sala Açoriana e Videoteca Pública.
Atualmente, iniciou-se um processo de informatização e catalogação do acervo, que já conta com mais de nove mil volumes. A previsão de conclusão é de nove meses. O software utilizado é o Bibilivre, o mesmo usado na Biblioteca Pública do Estado.
Cerca de 150 pessoas circulam mensalmente pelos corredores da Biblioteca, que conta também com computadores para pesquisa na internet (onde os usuários podem imprimir até cinco páginas) e acesso para deficientes físicos.
Quanto à novas aquisições, a biblioteca recebe doações do Estado a cada dois meses, além de doações de patrulhenses. Os mais procurados são os de literatura (romance e ficção) e livros de religião (espíritas). Há também vários títulos de literatura gaúcha e patrulhense.
Outro destaque é a Biblioteca Infantil, que conta com vários livros de fácil leitura para as crianças, além de acomodações especiais como mesas e cadeiras pequenas, bem como almofadas, para os pequenos ficarem mais a vontade.
Além da pesquisa interna, os usuários também podem retirar livros de literatura e didáticos para empréstimo de 15 dias, renováveis por mais 15. Em caso de atrasos, o usuário pode “pagar” a multa doando algum livro. Obras de referência não podem ser retiradas. É o caso de enciclopédias, dicionários e Atlas.
Com o processo de informatização concluído, a expectativa é que o público passe a utilizar ainda mais o acervo da biblioteca, já que os processos de localização, pesquisa e empréstimos serão feitos de forma mais ágil.