Variedades

Biólogos britânicos querem clonar espécie de rinoceronte em extinção

Em um esforço desesperado para salvar da extinção um dos animais mais raros do planeta, o rinoceronte-branco do norte, dos quais só restam poucos exemplares na África, cientistas britânicos querem recorrer a técnicas de clonagem.

Especialistas da Royal Zoological Society e da Universidade de Edimburgo querem preservar os genes de um rinoceronte em cativeiro utilizando uma técnica que mistura suas células da pele com embriões de um animal de uma subespécie muito próxima, o rinoceronte-branco do sul, dos quais restam mais de 11 mil exemplares, principalmente na África do Sul.

Desta mistura sairá uma “quimera”, ou seja, um misto de células das duas subespécies, mas os cientistas confiam em que algumas dessas células produzam o esperma e os óvulos do rinoceronte-branco do norte, informou hoje o jornal “The Independent”.

Se a experiência der resultado, os biólogos confiam em utilizar a mesma técnica para salvar outras espécies cujas populações foram fortemente reduzidas por causa da caça e da perda gradual de seus habitats.

Comentários

Comentários