Bloqueio Atmosférico no Centro do Brasil e a volta das chuvas no RS
A MetSul Meteorologia anuncia que os gaúchos terão ainda uma trégua de três dias antes do retorno das chuvas.
A previsão indica que o tempo firme prevalecerá de quarta a sexta-feira, antecedendo a volta da instabilidade no fim de semana.
O cenário pode se assemelhar ao final de abril e início de maio, quando o Rio Grande do Sul enfrentou chuvas contínuas devido a um bloqueio atmosférico no Centro do Brasil.
No entanto, os volumes de chuva esperados agora são significativamente menores do que os registrados durante o período crítico das enchentes.
Entre sábado e o início da próxima semana, os volumes de chuva projetados variam de 50 mm em diversas cidades a mais de 100 mm em alguns pontos, podendo chegar a 150 mm em áreas isoladas.
Com a chuva, os níveis dos rios inevitavelmente subirão, mas a MetSul destaca que a situação é diferente do final de abril para maio, quando algumas cidades receberam mais de 500 mm de chuva em poucos dias, resultando em uma rápida e violenta subida dos rios.
O maior risco são alagamentos pontuais em algumas cidades devido a problemas na macrodrenagem.
Há também preocupação com o excesso de lixo e entulhos nas ruas.
Em áreas de relevo com solo ainda instável, há risco de deslizamentos ou queda de barreiras.
Antes da chuva, no entanto, o sol predominará por três dias devido à massa de ar quente que avança a partir desta quarta-feira, elevando as temperaturas em grande parte do Rio Grande do Sul.
Na terça-feira, as máximas chegaram a 32,5ºC no Noroeste gaúcho.
Nesta quarta e quinta-feira, o tempo firme prevalece no estado com sol e nuvens, embora em algumas áreas do Rio Grande do Sul possa haver momentos de maior nebulosidade.
O ar quente causará uma forte elevação da temperatura em cidades onde o dia de hoje foi ameno, especialmente no Sul e no Leste do estado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp