Policial

BM constata irregularidades em área de extração de areia em Santo Antônio da Patrulha

O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou na tarde dessa segunda-feira, na localidade de Rincão do Capim, no município de Santo Antônio da Patrulha, uma fiscalização em área de extração de areia.

A Patrulha ambiental deslocou até o local, após receber uma denúncia de que havia uma empresa realizando a extração de areia sem atender as condicionantes da licença de operação. No local, foi constatado que a mineradora possui uma área licenciada de 06 hectares, onde realiza a lavra de areia a céu aberto, sem beneficiamento, no entanto, uma das dragas existente no local, não estava licenciada.

Outra irregularidade constatada trata-se da cava (área onde é extraída a areia) que segundo a licença, deveria atingir área máxima de 02 hectares, porém  possui dimensão de 03 hectares. Por fim, foi verificado que parte dos tanques de decantação de sedimentos está localizado fora da área licenciada.

Foi realizada a lavratura do Termo Circunstanciado ao responsável que irá responder a processo por crime contra o meio ambiente, atividade de mineração em desacordo com a licença ambiental. A pena varia de seis meses a um ano, e multa.

O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta a população que denuncie qualquer crime ambiental que afete o nosso meio ambiente. O contato para denunciar pode ser feito através do telefone 190 em qualquer município do Estado.

Comentários

Comentários