BM divulga balanço das operações no 1º trimestre de 2007
A Brigada Militar realizou na manhã desta terça-feira (03), no auditório do Quartel do Comando-Geral, coletiva de imprensa, com o objetivo de divulgar o resultado das ações da corporação no primeiro trimestre de 2007. Participaram da coletiva o Comando da Brigada Militar e os comandantes do Policiamento da Capital, Metropolitano e do Vale do Rio dos Sinos.
O comandante-geral, coronel Edson Ferreira Alves, fez a abertura da coletiva, explicando que nesta gestão a meta atual é medir a produtividade dos comandos Ambiental, Rodoviário, Fazendário, de Bombeiros e do Policiamento Ostensivo. Alves destacou ainda que nesses três meses de trabalho a Brigada Militar obteve resultados positivos, especialmente pela participação da comunidade junto à Corporação.
O subcomandante-geral, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, expôs os indicadores de eficiência e as estatísticas criminais registradas no primeiro trimestre. Em janeiro, foram fiscalizados 651.404 veículos; em fevereiro, 945.831; e em março, 1.383.848. No período, a Brigada Militar efetuou a prisão de 14.812 pessoas e apreendeu 1.606 armas. Houve abordagens em 31.934 bares e 9.611 casas noturnas. A BM também fiscalizou 1.437 desmanches. As três unidades que mais efetuaram prisões no trimestre foram os comandos de Policiamento Metropolitano, de Policiamento da Capital e do Vale do Rio do Sinos.
Com relação às estatísticas criminais, a Brigada Militar registrou no primeiro trimestre de 2007, 3.996 ocorrências envolvendo roubo de veículos e 4.593 referentes a furto de veículos. Em março, o roubo de veículos teve maior incidência em Porto Alegre (398), Canoas (76) e Novo Hamburgo (69).
No primeiro trimestre de 2007, a Brigada Militar realizou 33 operações policiais, sendo cinco em janeiro, 13 em fevereiro e 15 em março.
Foram realizadas ainda oito reintegrações de posse. Sobre este tema, o chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Manoel Vicente Ilha Bragança, destacou as operações realizadas pelo CPC.
No primeiro trimestre, foram realizadas 13 operações de esforço concentrado e 14 operações segmentadas: quatro em desmanches e ferros-velhos, três contra a pirataria, três em transportes coletivos, uma em açougues, uma contra produtos perigosos, uma contra roubo e furto de cargas e uma contra fios e cabos de energia.