Bolha de calor trará período quente muito prolongado e atípico no RS, diz MetSul
A MetSul Meteorologia adverte para um período muito prolongado de temperatura acima a muito acima da média no Rio Grande do Sul com sucessivas tardes de calor no estado, efeito de uma bolha de calor centrada na Argentina há muitos dias e que vai persistir e voltar a se intensificar.
Conforme as projeções de diferentes modelos numéricos analisados pela MetSul, a temperatura pode ficar em patamar acima a muito acima do normal ao menos por dez dias.
O modelo norte-americano GFS, da NOAA, prolonga o período mais quente que a média até os primeiros dias do outono, que vai começar oficialmente com o equinócio em 20 de março.
A temperatura já tem estado muito alta no Oeste gaúcho.
Ontem, os termômetros indicaram 34,7ºC em Quaraí, 34,5ºC em São Luiz Gonzaga, 34,3ºC em São Borja e 33,5ºC em Uruguaiana.
Na segunda, as máximas foram de 33,4ºC em Uruguaiana e Quaraí.
No domingo, Uruguaiana anotou 34,8ºC e Quaraí 34,7ºC. No sábado, máxima de 33,9ºC nas duas cidades.
O que impediu que o calor marcasse presença com maior intensidade em todo o Rio Grande do Sul nos últimos dias foi a ocorrência de instabilidade que trouxe maior nebulosidade e chuva para a maioria das regiões, inclusive com um episódio de chuva extrema no Litoral Norte gaúcho.
No Rio Grande do Sul, embora se projete um longo período quente, não se prevê a ocorrência de calor tão extremo como em janeiro e no começo de fevereiro.
Como a MetSul havia antecipado, o pior do verão já tinha passado, mas a estação não havia chegado ao fim na temperatura.
Mas, nos próximos dez dias, a grande maioria dos dias deve ter máximas acima de 35ºC no Oeste gaúcho com várias tardes em que as máximas na região devem ficar entre 36ºC e 39ºC.
As outras regiões terão temperaturas acima dos 30ºC constantemente.