Geral

Bolsa Família na pauta de Atlântida Sul

O vereador professor Denílson participou, de reunião entre a comunidade de Atlântida Sul e a Secretaria Municipal de Ação Social para apresentar o Bolsa Família aos moradores e verificar suas demandas junto ao programa.

A secretária adjunta Maderlen Robaina, gestora do Bolsa Família na prefeitura, explicou os objetivos do programa, requisitos e condições para que os cidadãos sejam beneficiados e os documentos necessários ao recadastramento. Maderlen destacou que, em caso de irregularidade, qualquer pessoa pode denunciar, sem precisar se identificar.

Os moradores destacaram a necessidade de qualificação da mão de obra ociosa local, especialmente a feminina. Sugeriram que a Secretaria pense em algum projeto para a geração de trabalho e renda. A titular da pasta, Lorena Munari, lembrou que, para ser eficiente, a capacitação deve permitir a inclusão no mercado de trabalho. “Ou seja, é preciso que haja demanda do serviço para o qual serão qualificadas”, comentou. Cursos na área de culinária “produção de lanches rápidos, massas e doces” foram definidos como prioridade.

Agora, o projeto precisa passar pelo conselho municipal e tramitar no Executivo. Sendo aprovado, é encaminhado ao Legislativo. O processo todo pode levar cerca de 90 dias para ser concluído.

Ainda sobre qualificação, o líder comunitário Hélio Bogado saudou a atividade de capacitação em instalações elétricas encaminhada pelo gabinete do vereador Denílson, em parceria com a Eletrobrás. Este curso já incrementou a qualificação da comunidade, em especial para os homens.

A comunidade solicitou, ainda, um projeto musical, com aulas de violão, principalmente voltado aos jovens. Conforme Maderlein, os trâmites para esse tipo de projeto são menores pois podem ser viabilizados com recursos federais ligados ao Bolsa Família.

O encontro ocorreu na sede da Associação Comunitária de Atlântida Sul e foi considerado positivo pelos participantes. “Aproximamos a comunidade dos gestores públicos. Assim, podemos atender as reais necessidades locais, gerando ocupação e renda e promovendo a cidadania”, avaliou Denílson.

Comentários

Comentários