Bombeiros recebem equipamentos para Centro de Controle Integrado em Osório
Na tarde desta quinta-feira (01), em Osório, foram entregues ao Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, equipamentos para a criação do Centro de Controle Integrado e de uma viatura auto bomba tanque (ABT).
Tais materiais foram adquiridos através do Termo de Cooperação, firmado no ano de 2013 entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como contrapartida socioambiental pela duplicação da BR 101 entre os municípios de Osório e Torres.
Este Programa é financiado pelo DNIT, executado pela UFRGS, pontualmente pelo Grupo de Gestão de Riscos e Desastres – GRID do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/RS. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, também atual Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e será operado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
O projeto é composto por seis metas, dentre elas, destacam-se:
A Meta 3 – Montagem e Implementação de um Centro de Controle Integrado – CCI, objetivo central da solenidade.
O CCI possui a função de centralizar e gerir da melhor forma as ações de respostas tanto em acidentes envolvendo Produtos Perigosos, como também acidentes dos demais tipo, servindo da forma mais eficaz possível à população.
Este CCI é equipado com um moderno sistema de Vídeo Wall, capaz de operar 7 dias por semana, 24 horas por dia e 365 dias por ano, bem como de receber imagens de câmeras de monitoramento de trânsito e/ou de cidades.
Possui também quatro estações de trabalho, servidor de dados e servidor de segurança de dados, todos concentrados numa sala completamente revitalizada e climatizada.
E a Meta 5 – Aquisição de veículos, equipamentos e materiais para respostas aos acidentes envolvendo produtos perigosos. De forma resumida, esta meta previu a aquisição de 20 vinte diferentes equipamentos entre veículos, EPIs e ferramentas.
Dentre as aquisições, destaca-se uma viatura leve Picuk-Up S10, 4×4 ano 2018 e uma viatura pesada, um caminhão Auto Bomba Tanque, especializado para o atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos.