Boto encontrado morto na beira da praia de Imbé está ameaçado de extinção
Um boto foi encontrado morto por moradores na beira da praia de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na quarta-feira (3). O animal estava enrolado em uma rede de pesca.
De acordo com o pesquisador do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ignacio Moreno, o boto era um macho da espécie Tursiops gephyreus, conhecido como Boto-de-Lahille.
A espécie foi recentemente redescoberta pelos pesquisadores. De acordo com Moreno, esses botos habitam o Sul do Brasil, o Uruguai e a Argentina e estão ameaçados de extinção.
O animal encontrado morto foi fotografado em dezembro do ano passado na praia Presidente, em Imbé, pelo Projeto Gephyreus, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, pesquisadores de diversas instituições trabalhavam para estimar o tamanho da população e as ameaças ao Boto-de-Lahille.
De acordo com o Ceclimar, ainda não se sabe o peso e o tamanho do boto, mas essa espécie pode pesar até 450 kg e medir 3,5 metros.
Os pesquisadores acreditam que a rede de pesca possa ter provocado a morte do animal.