Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus
Atualizada: O Brasil registrou nesta terça (25) o primeiro caso de coronavírus. O teste de contraprova de um paciente que já havia sido notificado como caso suspeito também deu positivo.
A informação foi confirmada com uma fonte envolvida no processo, ouvida por Zero Hora.
Mais cedo, o homem havia testado positivo para o vírus no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e sido submetido ao teste de contraprova no Instituto Aadolfo Lutz, cujo resultado deve ser anunciado nesta quarta (26) pelo Ministério da Saúde.
Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.
———————————————————————————
Um homem de 61 anos testou positivo para coronavírus, em São Paulo, de acordo com secretaria de saúde do estado. Agora, ele vai passar por um segundo exame para confirmar o diagnóstico.
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (25) um caso suspeito em um paciente que chegou recentemente da Itália.
O processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação quando houver um resultado definitivo.
A pasta recomenda, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.
Trata-se de um homem de 61 anos, residente na capital paulista. Ele apresentou sinais e sintomas compatíveis com a suspeita de doença pelo coronavírus (covid-19), como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.
Conforme o Ministério da Saúde, o paciente está bem, com sinais brandos da infecção, e recebeu as orientações de precaução padrão.
Confira na íntegra a nota do Ministério da Saúde sobre o caso:
O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso de Doença pelo Coronavírus no município de São Paulo.
Em 25 de fevereiro de 2020, após 12h, o Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação de caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.
Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.
Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.
A SES/SP e SMS/SP está realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.
Todas ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos. Mais informações, acesse www.saude.gov.br/coronavirus.