Policial

Brigada Militar apreende mais de 15 mil fogos de artifícios no Litoral Norte

O Comando Ambiental da Brigada Militar apreendeu nesta quinta-feira (26) à tarde mais de 15 mil unidades de fogos de artifícios dos mais variados tipos e também vários cartuchos para espingarda. O material de alto poder destrutivo estava nos municípios de Capão da Canoa e Tramandaí era vendido em local sem as condições de segurança e totalmente inadequado, colocando em risco a segurança da vizinhança e dos veranistas que estão chegando no litoral para os festejos.

Os estabelecimentos comerciais não possuiam alvarás do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal e também a instituição responsável das forças armadas que são obrigatórios no comércio de fogos de artifício. A Brigada Militar através das patrulhas ambientais (PATRAM) chegaram aos locais após receber uma denúncia de que os comerciantes vendiam os fogos a preços muito abaixo da concorrência, o que chamou a atenção. Os proprietarios dos estabelecimentos comerciais foram presos e conduzidos as Delegacias para lavratura do auto de prisão em flagrante. No total foram fiscalizados seis estabelecimentos comerciais.

O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta que ao comprar fogos de artifício observe se a embalagem do produto contempla todas as informações consideradas obrigatórias, como a classe, o registro do exército e o modo de uso. Isto demonstra o conhecimento e a preocupação do fabricante em estar de acordo com os regulamentos e normas técnicas. Não compre fogos de artifício em empresas do tipo “fundo de quintal” (clandestinas) e denuncie à Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros sua existência, em função do grande risco oferecido para toda a comunidade do entorno e em relação ao produto comercializado. Nunca deixe as crianças adquirirem ou manusearem fogos de artifício. Elas são as principais vítimas de acidentes, não permita que pessoas alcoolizadas soltem fogos de artifício e nunca solte os fogos em ambientes fechados.

Comentários

Comentários