Geral

Brigada Militar realiza reunião técnica no Litoral

Na manhã dessa quarta-feira (4/11) aconteceu em Tramandaí, reunião técnica com todos os comandantes de unidades operacionais do Litoral, sob a direção do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Jones Calixtrato. Na ocasião, foram orientadas medidas para o atendimento da população, em especial, durante os finais de semana que antecedem o início da Operação Golfinho, quando, então, os serviços de policiamento e de salva-vidas serão reforçados com efetivo de outras regiões e do serviço administrativo da Corporação.

O serviço de salva-vidas no Litoral terá seu emprego a partir do lançamento da 40ª Operação Golfinho, com início previsto para o dia 19/12. Neste momento, está sendo concluído o processo de inscrição dos candidatos ao serviço, sejam da própria Corporação, sejam os civis que atuarão somente na temporada. A próxima etapa será do processo seletivo com testes práticos e, logo após, treinamento para habilitação ao serviço.

Nas atuais circunstâncias, a Brigada Militar estará empregando nos finais de semana que antecedem o início da Operação Golfinho, os “Guarda Areia”, preparados para realizarem ações móveis de prevenção e atendimento de chamados emergenciais, através de uma dupla de policiais militares (bombeiros), usando o recurso de apito e bandeirola vermelha com o objetivo de alertar banhistas em situação de risco. Ou seja: não estarão realizando serviço de salva-vidas.

A atuação do “Guarda Areia” acontecerá em praias onde ocorre maior volume de banhistas, como: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandai, Cidreira e Balneário Pinhal.

O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior extensão de litoral com balneabilidade do planeta, exigindo que tenha a cobertura de 228 guaritas durante a Operação Golfinho, desconhecendo outra região praiana que faça um atendimento nesta dimensão. Possui também inúmeras lagoas e rios, onde grande número de homens e mulheres, na maioria jovens em torno de 20 anos, lamentavelmente, foram vítimas de afogamentos ao longo deste ano.

A Brigada Militar alerta para os cuidados com os banhos tanto de mar como de águas internas – água no umbigo sinal de perigo.

Comentários

Comentários