Bush amplia estado de emergência por ameaça terrorista
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ampliou nesta quinta-feira a situação de emergência declarada pela ameaça terrorista no Oriente Médio em 1995. A informação foi divulgada pela Casa Branca.
Em mensagem dirigida ao Congresso, o presidente disse que a situação de emergência, que se renova a cada ano, continuará além do dia 23 de janeiro, data em que ia vencer.
– A crise causada pelos graves atos de violência cometidos por terroristas estrangeiros que entorpecem o processo de paz para o Oriente Médio e que levaram à declaração de uma emergência nacional no dia 23 de janeiro de 1995, não foi solucionada – diz a mensagem.
Ele acrescentou que os grupos terroristas realizam atividades que têm o propósito ou o efeito de ameaçar o processo de paz e são hostis aos interesses dos Estados Unidos na região. Estas ações constituem uma ameaça para a segurança, a política externa e a economia dos Estados Unidos, declarou.
– Por estas razões, determinei que é necessário continuar a emergência nacional declarada a respeito de terroristas estrangeiros que ameaçam sabotar o processo de paz para o Oriente Médio e manter em vigência as sanções econômicas contra eles como resposta a esta ameaça – diz a mensagem.