Cabo submarino Malbec terá novo ramal de 280 km no litoral do Rio Grande do Sul, ampliando drasticamente a infraestrutura digital e a velocidade da internet no sul do Brasil.
A obra é uma iniciativa da Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, em parceria com a empresa brasileira V.tal, e deve entrar em operação até 2027, ligando Balneário Pinhal a Porto Alegre por meio de fibra ótica subterrânea.
O anúncio oficial ocorreu em Brasília, com a presença do governador Eduardo Leite, que classificou os data centers como prioridade estratégica para o Estado.
Essa extensão se conectará à atual estrutura de 2.500 quilômetros do cabo que já une Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires, aumentando significativamente a capacidade de transmissão de dados em toda a América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
A iniciativa promete atrair mais investimentos em tecnologia, favorecendo especialmente a instalação de novos data centers no Rio Grande do Sul, como os já implantados pela V.tal e pela Scala.
O nome Malbec, uma homenagem ao vinho argentino, denomina uma das mais modernas e seguras conexões de dados intercontinentais. Hoje, o mundo conta com cerca de 570 cabos submarinos, que totalizam 1,4 milhão de quilômetros de extensão — fundamentais para assegurar baixa latência, estabilidade e agilidade em transmissões de vídeos, chamadas e serviços em nuvem.
Além do cabo Malbec, a Meta também lidera o ambicioso Projeto Waterworth, que prevê a instalação de 50 mil km de cabos submarinos interligando cinco continentes — entre eles, Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul.
O plano prevê um investimento plurianual de bilhões de dólares, mas os valores e cronograma exato ainda não foram revelados.
A V.tal, atual detentora da rede óptica da antiga Oi, pertence ao BTG Pactual. A empresa já está construindo seu primeiro edge data center no Sul, com investimento de R$ 250 milhões e capacidade total de 6MW, em uma área de 7 mil metros quadrados na capital gaúcha.
Já a Scala, também apostando no potencial digital do Estado, inaugurou em 2023 um data center de R$ 240 milhões no 4º Distrito de Porto Alegre.
Ambos os empreendimentos destacaram, desde o início, a importância da chegada do cabo Malbec como infraestrutura crítica para expansão.
Este será o primeiro cabo internacional a atingir diretamente o território gaúcho e beneficiará também os estados vizinhos de Santa Catarina e Paraná, além de ampliar a conectividade de países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
O projeto eleva o RS a um novo patamar de protagonismo no cenário da economia digital e abre espaço para a instalação de data centers, operações em nuvem, redes de inteligência artificial e empresas de tecnologia de ponta.
Cabo submarino Malbec
A chegada do Malbec torna o estado mais atrativo para big techs, operadoras, OTTs (sigla para Over-the-Top, que inclui plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+), e provedores de internet.
Também reforça a posição do Brasil como líder regional em infraestrutura digital.
Essa nova rota digital promete não apenas melhorar a experiência de usuários e empresas com serviços online, mas também transformar o litoral gaúcho em um hub estratégico de conectividade na América Latina, posicionando Porto Alegre e região como polo tecnológico de relevância global.